top of page
Foto do escritorMother´s Nature

SER DOULA é ter nascido DOULA sem saber o que isso era...



A palavra Doula foi-me apresentada à relativamente pouco tempo...

Estava a começar a entrar na viagem da Maternidade e da Parentalidade, quando em conversa com uma amiga muito próxima, esta me diz: "Tive o apoio de uma doula durante a minha gestação e durante o meu parto (em casa) . " Antes dela explicar exactamente que apoio se tratava , aquela frase teve um impacto visceral no meu Corpo! Imediatamente , apercebi-me que queria estar também ao serviço de outras mulheres mas através da arte de Doular !

Como sabem, o meu percurso profissional sempre teve ligado à área do Exercício e acompanhamento físico personalizado, e este chamamento como Doula veio dar uma forma ainda mais bonita ao meu trabalho , conseguindo assim apoiar especificamente as mulheres, as mães, os seus bébes e respetivas famílias.

Estou mesmo muito agradecida pelo presente que esta amiga me deu naquela conversa entre mulheres que se transformavam em mães.


Pesquisei acerca do tema Doula e fui conhecer a Carla Silveira, da Materlua, com quem decidi fazer uma viagem Incrível de auto-conhecimento e formação específica nesta área de Doula. A Carla é Doula há mais de 15 anos, educadora perinatal, formadora, terapeuta e uma mulher com uma experiência e sabedoria que vale muito a pena conhecer ! Para quem quiser saber mais, sigam a sua pagina : www.materlua.pt

Uma das Muitas coisas que a Carla me ensinou, foi o significado da palavra doula.

Doula é uma palavra de origem grega que significa : mulher que está ao serviço.

Na história da humanidade e do nascimento, as mulheres sempre estiveram presentes no momento do parto de outra mulher, apoiando-a, seja no suporte alimentar, higiénico, cuidando de outros seus filhos, arrumando a casa etc. Era sempre um momento de acolhimento e acompanhamento intimo e familiar. Todas as gerações presenciavam o momento do nascimento e cada jovem ou mulher apoiava numa determinada tarefa. Era realmente um trabalho de equipa, de irmandade para com a mulher que ia parir.


Quando ouvi isto, pensei : " Uauuuuuu isto é a minha praia ; é-me tudo tão familiar e intuitivo" É exactamente aqui que eu quero estar e ampliar a minha missão junto das Mulheres.

Eu já estava ao serviço de mulheres , prestando-lhes um apoio físico e emocional, conseguindo que estas tomassem mais consciência do seu corpo, e das suas capacidades, e que entendessem como ele funciona, e que aprendessem a cuidar mais dele para que no presente, desfrutassem de uma vida mais feliz e de um futuro mais saudável. Agora tudo teria um impacto bastante significativo e inesquecível para todos!


Em termos técnicos uma Doula tem formação específica e conhecimentos em determinadas áreas como por exemplo: fisiologia do parto, anatomia, processos hormonais e emocionais, procedimentos hospitalares, amamentação entre outros temas e metodologias .

Relativamente ao impacto que pode trazer a uma Mulher, a Doula traz Consciência para que a mulher renasça como mulher e mãe, opte pelo melhor para si e para o seu bébe, se questione sobre alguns temas, tome noção e confiança das suas capacidades (inatas) físicas e emocionais para gerar um ser, para nutri-lo e que resgate a capacidade de parir. Estas conquistas são envoltas sempre numa manta de Amor e Irmandade feminina à qual oferecem à mulher conforto, apoio, segurança, alegria e harmonia durante a sua viagem na maternidade.


Antes de ter acesso à informação técnica, foi-me proposto um exercício de reflexão e escrita acerca : O que é para ti ser doula ?

Vou deixar-vos escrito o poema que dediquei à minha missão como Doula que naquele dia tomei como lema do meu propósito de vida! Texto este que nunca terá fim...este foi só o princípio...


" SER DOULA...

SER DOULA é ver com os meus olhos de bebe, e sentir , o amor da minha mãe para comigo e ao mesmo tempo expandir-se no cuidado aos filhos de outras mulheres...

SER DOULA é aprender a crescer a AMAR e a CUIDAR do branco e do preto, do leproso e do sidoso, da paralisia à trissomia; do novo ao velho, do protestante ao católico, do desconhecido ao conhecido...

SER DOULA é ser guiada somente pelo AMOR ao próximo...

SER DOULA é saber que tenho um coração que se divide por muitos...

SER DOULA é aprender com os outros...

SER DOULA é acreditar que o AMOR é o CAMINHO para a FELICIDADE UNIVERSAL...

SER DOULA é saber que as mulheres têm capacidades incríveis...

SER DOULA é não ter nada e ter tudo...

SER DOULA é saber que cuidar de 1 só Ser, é cuidar de toda uma Natureza...

SER DOULA é ser MÃE...

SER DOULA é acreditar que todas as mulheres merecem ser cuidadas...

SER DOULA é Dar e não esperar nada em troca...

SER DOULA é sentir-me FELIZ...

SER DOULA é ajudar a mulher a conhecer a sua Essência...

SER DOULA é ter nascido DOULA sem saber o que isso era...


SOU DOULA PORQUE A MINHA MÃE ME FEZ NASCER E ME ENSINOU O QUE É O AMOR . "


Sofia Moura

Dez. 2019



64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page