top of page
  • Foto do escritorMother´s Nature

A EXAUSTÃO deve SER CUIDADA



Quando cheguei ao estúdio, ela já estava sozinha deitada sobre um tapete...

Deparei-me com uma Mulher exausta de corpo e mente.

Rapidamente virei o meu chip "eléctrico energético" que lhe ia dar, e acolhi a sua energia presente daquele instante. Dei-lhe espaço, tempo e silêncio para que aquele momento de paragem, paz, harmonia fosse só seu.

Quando me sentiu, " acordou" os seus sentidos, virou a cara para onde eu me encontrava e quando olhou para mim, os seus olhos molhados disseram-me quase tudo o que a boca não conseguiu dizer.

Eu percebi que aquela sessão iria ser diferente, porque esta mulher naquele dia também se sentia diferente.


Quando preparo um ciclo de treinos para uma mulher, tenho sempre em conta o seu historial (passado e presente) no que respeita a aspectos físicos, emocionais, de saúde, profissionais e pessoais; e naquele dia estava planeado um treino postural/força e metabólico...ou seja, mais energético! Quando me deparei com aquela versão "mais apagada" e diferente do que me habituou, o plano B, ou até C teve de ser ativado.


Tenho-me habituado a receber as emoções e experiências que os corpos das pessoas apresentam.

Em bom rigor, disponho de um conjunto de ferramentas e experiências que me permitem receber, acolher e adaptar-me a essas várias partilhas .O que quero dizer que , tenho de ter sempre na minha "mochila" a capacidade de Improvisar ao ponto de dar aquela mulher o que ela precisa naquele preciso momento! E esta mulher não estava capaz de fazer um trabalho cardio nem de força! Naquele dia ela não tinha essa capacidade , nem vontade.

Eu Respeitei !

E fi-lo porque foi o corpo que me deu sinal...foi o corpo que falou naquele momento e eu senti que ela precisava de outra coisa : Ofereci-lhe a minha escuta presente e ativa, o " Aconchego" do toque e massagem, a compreensão , a inspiração ao positivismo, à confiança e à superação em determinada postura criada e aos seus próprios desafios da vida.


Acredito que todas as mulheres merecem ser cuidadas! E foi o que fiz.


Para mim, a criatividade acompanha-me sempre e existem algumas sessões de treino em que tenho mesmo de alterar com o previsto para actuar em conformidade com a energia, "mood" fisico e mental de cada mulher. E está tudo bem! :) Faz parte do meu trabalho! Adaptar-me!


O importante para mim , é criar condições simpáticas, acolhedoras, saudáveis e energéticas para que a mulher se sinta mais alegre e descontraída, mais positiva, e com níveis de bens estar mais elevados do que quando entrou para a sessão.


Se não treinámos força ou postura...Não tem problema! Simplesmente acolhi com Amor, um corpo mais cansado, triste e em tensão...Consegui proporcionar uma sessão calma, energizante, relaxante, baixando níveis de stress, tristeza ou ansiedade e elevando assim os níveis de bem estar e boa disposição.

Assim, este corpo sai mais calmo e sereno para se recuperar em harmonia e regressar à vida mais Revitalizado. Sei também que na próxima sessão esta mulher vai dar tudo!


"Um dia não são dias" e todos temos dias melhores que os outros. O meu desejo

é que o Amanhã seja sempre diferente e desafiante.

Estou e estarei sempre aqui para apoiar as mulheres que se cruzam no meu caminho e que solicitam a minha ajuda . Todos os dias aprendo tanto com cada uma delas! Que privilégio!

Sinto-me muito grata!


Este texto é para todas as mulheres corajosas e resilientes que tenho acompanhado.

Este texto é para todos aqueles que precisam de criar TEMPO para parar, "ouvir o seu corpo falar" e actuarem no seu auto-cuidado.

Este texto é para todos os que tiveram um dia menos bom e molhado da chuva precisa, e sentirem que o improviso é uma oportunidade de ativar a nossa criatividade e que nada somos sem nos moldarmos às situações da vida.


Finalizo com um presente acerca da Água :

" Somos água mais que dor. Somos gota , mais que imensidão. Somos mãe d água , temos um lago nos nossos úteros. As águas que nos dão forma, que nos dão vida. Tudo o que entregamos flui. Viemos para deixar fluir. "


Sofia Moura

Jan 2020




125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page