Na altura em que conheci a Margarida, ela não praticava qualquer exercício físico.
Reconhecia os benefícios mas ainda não sentia no corpo essa sensação...
Quando lhe ia sugerir um treino experimental, ela tinha sido atropelada o que a levou a uma cirurgia no seu joelho e uma recuperação de 6 semanas de cama sem colocar o pé no chão. (Dezembro de 2017)
Iniciou a fisioterapia e passado umas semanas pediu-me ajuda e começamos a treinar juntas. ( Junho 2018)
O seu objectivo naquela altura era recuperar força e mobilidade da articulação lesada.
Deixo-vos um pequeno enquadramento - Testemunho da Margarida :
" Sentia que o corpo estava dividido em dois, o lado esquerdo fraco e o lado direito responsável por aguentar com tudo;
Tinha perdido 6 cm de volume na perna partida, sentia-me sem músculo e queria que o processo fosse rápido... mas a vida estava a por-me à prova e tinha de celebrar cada pequena evolução;
Mesmo com dores, eu não falhava cada dia de treino marcado com a Sofia ( treinávamos juntas 2x/ semana) assim como os seus exercícios prescritos para fazer em casa.
Cabe a nós cumprirmos a nossa parte, porque nenhum treinador só por si faz milagres.
No entanto, ajuda-nos a que os milagres aconteçam ! :) eheheh
Ao dia de hoje (Março de 2020), os meus objectivos diferem da data de 2017 e no fim do treino com a Sofia senti-me como se tivesse furado a quarentena. Parece que estávamos uma ao lado da outra, apesar dos ecrãs que nos separavam, tamanha era a cumplicidade e revitalização que eu sentia.
Quase no fim do treino ela propôs-me trabalhar o core, realizando uma prancha facial. Pediu para me colocar em frente a uma parede, e, alternadamente, levantar um braço e tocar com a mão na parede em frente. Eu perguntei em jeito de brincadeira : "faço isso 2 vezes, é?!". Ela riu-se e respondeu "para ti, entre 8 a 10".
- Oh Sofs, sabes que este exercício é super difícil para mim. Não vou conseguir tantos. - disse eu.
- Olha agora ! Anda lá! Bora! - responde ela, como quem diz, - faz! não inventes desculpas!
"Empranchei" , concentrei-me, levei a energia aos abdominais e comecei ....10, 11, 12, 13...14!
- Wauuu. Grande power!! Parabéns!! - ouvi.
E dentro de mim pensei: é impressionante a mudança que sinto e vejo no meu corpo! Há três meses atrás não o conseguia fazer, era um dos exercícios mais desafiantes. E agora, superei-me!! Não só sinto o meu corpo mais tonificado e com mais força, como me sinto mais confiante mentalmente.
Sinto que o treino está completamente enraizado na minha rotina, tenho mais força e foco, muito menos dores nas costas ( de estar à secretária) , mais mobilidade e as duas pernas estão quase iguais :)
É maravilhoso treinar com a Sofia!!!
Obrigada Sofia! "
E eu sinto um Orgulho enorme pela tua entrega, disciplina, compromisso contigo e comigo e pela tua significativa evolução!
Obrigada pela tua " lufada de ar fresco" Margarida !
Sofia Moura
Março 2020
Comments